quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MINUTOS DE FAMA

Tarde do dia 17 de março de 2009

Caía o mundo de chuva, ficaram mais de 2 horas chovendo muito, por "sorte" eu estava sem carro para ir para casa quando voltava do trabalho naquele dia, cheguei próximo a Avenida dos Estados a pé, estava um verdadeiro caos, para o lado de São Caetano do Sul não se sabia o que eram ruas ou rio... inacreditavel aquela imagem. Cheguei em meu apartamento olho pela janela e via somente um rio... olho mais além e vejo várias crianças que se refugiaram em cima do teto da escola do lado de São Caetano para fugir do alagamento que tomou conta das classes, pátio e etc.
Como nunca tinha visto tal coisa resolvi filmar, muito mais assustado com o acontecimento do que qualquer outra coisa, não pensei em mais nada. Depois desse registro vi que o zelador do meu prédio estava tirando todos os carros da garagem então resolvi descer para ajuda-lo, pois via que tinha muito mais pessoas olhando do que propriamente ajudando... então fiquei por ali ajudando um casal a tirar a água de dentro do carro, e escutei falar que havia um carro que estava submerso na água do outro lado da avenida, e o pior havia uma pessoa dentro... juro que achei que fosse algum exagero daqueles tipos de pessoas que gostam de fazer o "Zé Povinho" colocar pânico, ainda falaram que chamaram o resgate mas não tinha chegado este a tempo de socorrer...
Subi para o meu apartamento e olhei pela janela para ver se via algum sinal do absurdo que me falaram, mas não via nada, então fiquei assistindo tv e vendo o que tinha acontecido na cidade aquele dia. Neste tempo fui olhar pela janela, então vi o teto do carro no meio do águaceiro, pois tinha baixado o nível um pouco... foi nesta altura que chegou a Guarda Civil Metropolitana para retirar as crianças que estavam no teto da escola, o povo que estava do outro lado da avenida (lado de São Paulo) começaram a gritar para os guardas virem socorrer a vítima que estava dentro do carro, e eles vieram até o muro da escola que estava próximo ao carro, e gritaram para o povo que estava do lado de cá:
-Tem gente aqui dentro do carro? - e o povo afirmou.
Neste momento eu já filmava tudo, e até hoje não sei porque fazia aquilo, pois não achava aquela cena tão importante assim, eu nem bem sabia se tinha alguém ali, pois não tinha visto nada até então, filmava por impulso de filmar mais nada...
Os guardas faziam tentativas para abrir o carro e não conseguiam, quebraram vidros e conseguiram finalmente, e neste momento chega um bote do corpo de bombeiros e retiram o corpo do senhor, pude ver que era um idoso pelas lentes da minha câmera... fiquei muito mal... em ter filmado aquilo, não via utilidade nenhuma nisto... parei de filmar neste momento, pois eu tinha esperança ainda de o homem estar vivo, tive até dificuldade para dormir naquela noite, com imagem daquele corpo sendo resgatado...
No outro dia vim trabalhar com a câmera, pois estava fazendo um trabalho de filmagem da empresa para colocar na internet, e por algumas vezes quis apagar tudo que tinha filmado na noite anterior, mas tive a idéia de mandar para algumas rede de tv a informação do que eu havia captado com a câmera e fiz isto... No outro dia pela manhã recebo uma ligação da Rede Globo de Televisão, interessados em ver o conteúdo do que eu havia filmado... falei que sem problemas poderiam vir pegar e que inclusive não iría cobrar nada pela filmagem, fato do qual fui quase crucificado por todos que eu contava que não tinha cobrado nada, mas eu não achava justo com a vida humana cobrar algo que não tinha nenhum valor para mim... depois soube que poderia ter cobrado até R$ 2.000,00 mas tenho certeza que minha vida não iría mudar em nada, eu que sempre admirei televisão, que quis sempre passar para o lado de lá da coisa, não queria fazer desta maneira, se quisessem usar as minhas imagens que fosse de graça, minha conciência ficará mais trânquila quando pensar na família da vítima.
A tarde recebo uma ligação da repórter Patrícia Taufer dizendo que queriam me entrevistar... QUE???!!! como assim?!!! com um frio na barriga e falando como se fosse normal, disse que tudo bem, marcamos naquele dia no meu apartamento.
Cheguei eles estavam já lá... e fomos para o apartamento, chegamos lá vem aquela montanha de perguntas, que é engraçado como uma coisa que se explica fácilmente vira uma estória...
Resultado? Manchete no SPTV 2ª edição daquele dia... e no Bom Dia São Paulo do outro dia e no Bom Dia Brasil, Ana Maria Braga e ainda uma chamada ao vivo com o jornalista Chico Pinheiro no SPTV 1ª que era ao meio-dia, todos vendo minha carinha na tv... recebi uma cassetada de ligações de gente que nem sabia que existia mais... como alguns segundos que apareci na Globo deu tanta repercussão... Ainda dei entrevista para o Diário do Grande ABC... olha foi legal a repercussão e ver meus amigos de longa data querendo falar comigo, não posso ser hipócrita... mas preferia lógico que este homem saísse vivo... ai seria perfeito... abaixo o video com a entrevista...

o Link da Globo com a reportagem:

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1050943-16020,00-IMAGENS+EXCLUSIVAS+MOSTRAM+RESGATE+DURANTE+TEMPORAL+EM+SAO+PAULO.html


Olha as imagens abaixo foram feitas por outra pessoa, que filmou antes do carro afundar:

2 comentários:

Patrick disse...

Formidável, você consegue trazer fatos que passam pelas pessoas normalmente se tornarem românticos, isso é um dom, continue escrevendo isso faz bem, devagar você chega lá...

Fernando Henrique disse...

è meu amigo seu blog esta bombando esta massa.Curto muito ler suas historia.
Abração de seu amigo de trabalho Fernando Henrique